9 de fev. de 2010

para abrir o apetite

Meu primeiro namorado disse:
"A gente é na cama do mesmo jeito que é na mesa.
Observe o traquejo dos metais, o sabor na pele fina dos lábios,
a voracidade, a velocidade, o manuseio."

Ele explicou tudo direitinho.
E era mesmo.

Resolvi ampliar as lições.

E conheci um moreno que me ensinou uns sabores
eu nem imaginava existir
fiquei hipnotizada
por aquele mundo estrangeiro,

que foi embora para sua galáxia

Aí veio aquele de tênis rechonchudo
e me levou a tantos fast-foods,
comidas de entrega...
que eu sorri para a modernidade,
seus "in-box" e rapidezas.

Foi lindo
quando o malabarista contou as moedinhas
e me pagou um suco
de beterraba com laranja
tão natural
Ficaríamos corados em breve
se não fosse tudo por um dia

Assustei demais quando aquele de nome remoto
abriu minha geladeira
e comeu todas as azeitonas
expulsei aflita
com medo do que poderia roubar
violência


Houve um,
bezerrinho desmamado,
que não gostou do meu banquete,
bandeja coberta com rendas,
e não experimentou bolo nem água-de-coco nem mel;
pediu leite -
era o que eu não tinha.
Menino luxento.

Aí teve o cozinheiro:
esse sim experiente
apaixonei
mãos ágeis
masculinidade de avental e enfeites no prato
e, sobretudo, a cebola picada à la juliette.
Depois: lágrimas.
Sua faca rápida escapuliu
e cortou meu coração.

Aprendi muito sobre indigestão e os remédios.
Tenho aprendido sobre os temperos e tudo o mais que é delicadeza.
Erro a mão constantemente.

A meu gato, eu sempre pergunto: "O que queres?",
quando ele mia - em seu momento existencial.
"É carinho, comida ou liberdade?"
Normalmente o que ele quer é que eu abra a porta.
Aí ele sai, a procurar comida sozinho.

meu gato me ensina muito sobre o amor
.

2 comentários:

  1. Abriu completamente!
    Estou boba...
    feliz!
    com tanta poesia boa
    que li!
    Mulher,o que é isso??
    Meu respeito e admiração.
    Um Abraço.

    ResponderExcluir

Well... vejamos... eu poderia dizer que...
Fiquem à vontade!