11 de dez. de 2009

Estudos sobre o romantismo

Parte III: "O que fazer"*
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"Minhas angústias de conduta são fúteis, cada vez mais fúteis, infinitamente fúteis. Se o outro, ocasionalmente ou negligentemente, me dá o número do telefone de um lugar onde posso encontrá-lo a tantas horas, fico logo afobado: devo ou não devo lhe telefonar? (De nada serviria me dizer que posso lhe telefonar - esse é o sentido objetivo, razoável da mensagem -, pois é precisamente dessa permissão que não sei o que fazer.)
É fútil aquilo que aparentemente não tem e não terá consequências. Mas para mim, sujeito apaixonado, tudo o que é novo, tudo que incomoda, é recebido, não como um fato, mas como um signo que é preciso interpretar. Do ponto de vista amoroso, o fato se torna consequente porque se transforma imediatamente em signo: é o signo e não o fato que é consequente (pela sua repercussão). Se o outro me deu esse novo número de telefone, isso era signo de quê? Seria um convite discreto para fazer uso imediatamente, por prazer, ou apenas caso fosse preciso, por necessidade? Minha resposta será ela própria um signo, que o outro fatalmente interpretará, desencadeando assim entre ele e mim um tumultuado entrecruzamento de imagens. Tudo significa: por essa proposição, fico preso, ligado ao cálculo, me impeço de gozar.
Às vezes me canso de tanto deliberar sobre "nada" (como diria o mundo); tento então, num sobressalto, como um afogado que toca com o calcanhar o solo marinho, voltar a uma decisão espontânea (a espontaneidade: grande sonho, paraíso, poder, gozo): pois bem; telefone-lhe, já que você está com vontade! Mas o recurso é vão: o tempo amoroso não permite alinhar a impulsão e o ato, fazê-los coincidir, não sou homem de pequenos 'actings-outs'; minha loucura é equilibrada, ela não é vista; é imediatamente que tenho medo das consequências, de qualquer consequência: é o meu medo - minha deliberação - que é 'espontâneo'."
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* BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso.

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